Rogério Gimenes Giugliano

Doutorando no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília sob orientação do Prof. Marcelo Rosa. Após mestrado em Sociologia da Cultura e elaboração de trabalhos sobre avaliação e monitoramento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social dedico-me, agora, aos temas de desenvolvimento, relações sul-sul, epistemologia das ciências sociais e cartografias .

Me encontro em fase final de doutoramento que tem como tema as relações entre Brasil, Índia e África do Sul com enfoque nas políticas de transferência de renda e combate a pobreza. Esta pesquisa envolveu visitas aos dois países em questão e, no caso da Índia, vinculei-me a Jawarhalal Nerhu University, em Nova Delhi, sob co-orientação do Prof. Praveen Jha.

Como principais interesses teóricos destaco de forma abrangente o pensamento pós-colonial e mais especificamente  a decolonialidade latino-americana. São também importantes referências para mim o pensamento de Deleuze, a teoria crítica e o pensamento marxista com os quais mantenho constante um diálogo.